segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Uma experiência de aculturação: os Tanna, do Pacífico Sul, por Micael Silva e Cláudio.

Algumas fotos da experiência dos Tanna

Esta é uma história de uma tribo em Tanna, no Pacifico Sul, que após muitas reportagens a Nacional Geografic decidiu dar a oportunidade à tribo de conhecer o mundo. Por isso levaram 5 membros da tribo ( Chefe Mangau, Kamua, Kuai, Sam e namus) a dois países mais civilizados do mundo( Estados Unidos, Reino Unido) onde a tribo pôde conhecer diferentes pessoas , culturas, modos de vida e dar a sua opinião sobre o que deviam mudar.

Quando chegaram à Inglaterra, os Tannas conhecem pessoas, um grupo de agricultores de classe média que criam porcos em Nufolk e interessam-se em comparar o seu modo de criação ao dos ingleses, ficando surpreendidos ao descobrir que os porcos ingleses são inseminados artificialmente. Eles acreditam que animais e pessoas são iguais e a reprodução deve dar-se naturalmente.
Quando vão a um bar beber cerveja e jogar dardos ficam chocados ao ver um grupo de ingleses bêbados.
Na América conhecem cowboys, fazem uma viagem até Nova York para verem a cidade que acolhe 8 milhões de pessoas, dão um passeio pelos subúrbios americanos, vão a Los Angeles, divertem-se a conhecer pessoas em discotecas e chegam a experimentar como é a vida das Forças Americanas alistando-se um fim-de-semana no exército Americano.
Nas cidades comem hambúrgueres, apanham o autocarro, vão à caça e conhecem as leis de porte de armas, ficando confusos ao saber que qualquer pessoa pode ter uma arma sem qualquer autorização ou licença.
Visto que Tanna é uma ilha remota, esta é a primeira ligação com o mundo civilizado e com pessoas civilizadas desde os anos 50 o que se torna num bom exemplo de aculturação.

Sem comentários:

Enviar um comentário